terça-feira, 25 de novembro de 2014

Portugal: pobres na gestão



Este é um dos grandes problemas, senão o MAIOR dos problemas do nosso país:

- A ausência ou insuficiente formação dos nossos gestores, o que traz graves consequências para 3ºs, incluindo Finanças, Segurança Social, trabalhadores, fornecedores, clientes e, claro, os próprios gestores.

Seria importante que, desde a escola, se ensinassem regras de gestão, gestão do risco, estratégia, etc., etc. ...
Os professores de gestão ficam muito zangados quando constatam que "qualquer um" abre uma empresa ou (pior) gere uma grande empresa sem ter (e/ou aplicar) os necessários conhecimentos técnicos que estão, desde há muito tempo, identificados.

O único que vi a falar sobre isto foi António Carrapatoso, ex-presidente da Vodafone.
Tudo o resto (sobretudo os socialistas), só falam na importância do betão...


 
Portugal vai ter uma grande dificuldade em sair da crise e em aumentar a competitividade externa porque o sector público tem "constrangimentos agudos nas suas competências de gestão" e os sectores exportadores vão no mesmo caminho, estando aparentemente capturados num ciclo vicioso de falta de investimento e de qualificações na área da gestão.
~O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Lisboa, Albert Jaeger, foi a Madrid explicar por que razão é tão difícil a reabilitação económica de Portugal, mesmo depois da aplicação de um programa de ajustamento que durou três anos. Desta vez, o diagnóstico foi centrado na falta de competências da gestão nacional.
Na apresentação que fez na escola de gestão IE Business School no passado dia 14, Jaeger, o economista austríaco que ocupa o lugar de residente permanente do FMI em Portugal, tentou responder à pergunta "Por que é tão difícil melhorar a competitividade externa?"
A resposta veio em quatro pontos. As ferramentas de política ao dispor do país são "limitadas", começou por dizer.

Fonte:DN

Veja a apresentação aqui

Sem comentários: