sábado, 30 de abril de 2011

Um recado do Papa João Paulo II à Igreja Católica Portuguesa

Uma vez explicou-me de modo simples porque viajava tanto:

"Antes as pessoas íam às paróquias.
Agora é o pároco que tem que ir visitar as pessoas".

Joaquin Navarro-Vals
Daqui

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A constituição revista

Contributo importante para uma proposta de mudança de regime constitucional, aqui

terça-feira, 26 de abril de 2011

A reforma da Justiça

"(...) temos um Código de Processo Civil desnecessariamente complicado, com artigos a mais.
Enquanto não houver coragem para arranjar um código com 200 artigos, vai demorar estes anos todos (...).
(Quanto aos juízes), as pessoas são ensinadas a olhar para os processos como mais um caso e não vêem a situação concreta, embora haja juízes que o façam.

Juiz Desembargador Eurico Reis
in Correio da Manhã de 14 de Fevereiro de 2011

*************************************************************************************

Qual é então a base do problema (da Justiça)?

Está a dois níveis.

Por um lado, uma cultura jurídica que não está orientada para a cidadania, para servir o cidadão.

Por outro lado, há um problema gravíssimo de gestão. Temos muito desperdício de espaço, de tempo e sobretudo muito pouca racionalidade na forma como os meios são distribuídos. Temos tribunais absolutamente lotados e ao lado pode estar um tribunal com muito menos processos. A nossa cultura jurídica serve os interesses burocráticos da própria administração da Justiça, não os dos cidadãos. Todas as reformas e toda a construção judicial são feitas a partir de quem legisla sobre a justiça ou faz justiça e não de quem a pede.

Como é que se muda um comportamento tão enraizado?

Não é só a cultura jurídica dos portugueses. É a cultura continental muito formalista, tecnicista e burocrática. Normalmente isto é misturado com uma retórica muito grande sobre a garantia dos direitos dos cidadãos, que não estão a garantir coisa nenhuma. Porque obviamente uma justiça atrasada é uma justiça negada. Temos problemas semelhantes, talvez não tão graves, em França e na Itália. Mas há outra cultura jurídica, a anglo-saxónica, que tem outra concepção: o cidadão quando mete uma acção em tribunal sabe exactamente o seu início e também quando termina. Nos tribunais norte-americanos os prazos são cumpridos.

Boaventura Sousa Santos
In Público

Conselhos práticos e concretos sobre como dormir bem



Muitas atitudes e hábitos podem interferir no seu sono. A maioria das dicas abaixo é pura aplicação do senso comum, mas (não surpreendentemente) muitas pessoas com dificuldades relacionadas ao sono ou ao horário de acordar não as seguem.






Vamos a elas:

Tenha horários regulares:



não precisa cronometrar, nem transformar isto em obsessão (que poderia até ter o efeito contrário), mas o hábito facilita a criação de um ciclo saudável de sono. Neste sentido, se você está acostumado a ir dormir às 23h30 e acordar às 7h30, é muito provável que algumas noites seguidas ficando até um pouco mais tarde assistindo TV, ou algumas manhãs seguidas ficando na cama até mais tarde irão desregular o ciclo a curto prazo, causando diretamente problemas nos dias seguintes. Se você tem tido dificuldade regularmemte para dormir, tente observar os horários de deitar com mais atenção.



Adote hábitos saudáveis:



Alimente-se bem, faça exercícios. Pessoas que fazem exercícios regularmente tendem a dormir mais profundamente. Mas isso não quer dizer que você deve fazer qualquer uma dessas 2 coisas imediatamente antes da hora de dormir, pois torna-se mais difícil relaxar e a qualidade do sono é reduzida. Exercite-se *antes* de jantar, e pelo menos 3h antes de dormir. O que evitar ingerir antes de dormir: refeições “pesadas”, cafeína, nicotina e álcool.




Coma algo leve:



Refeições completas antes de dormir estão proibidas, mas dormir com fome também é um obstáculo. Coma uma fruta, meia tigela de sucrilhos, um copo de leite, ou o que fizer bem a você.
Seja persistente mas não exagere: Ficar na cama mais do que 40 minutos sem conseguir dormir pode acabar sendo contraproducente. Levante-se e escolha alguma atividade relaxante ou tediosa. Para mim, tomar um banho quente funciona bem, mas para outras pessoas o banho está associado ao ato de acordar, e deve ser evitado. Leia um livro, dobre roupas, ouça música calma, faça um chá (o ato de esperar a água ferver, sem ter mais nada para fazer, pode ajudar também). Resista à tentação de ligar a TV ou o computador.




Não tenha picos de concentração antes de dormir:



Não execute atividades complexas antes da hora de ir deitar. Você não conseguirá dormir facilmente logo depois de executar cáculos complexos ou planejar as finanças da família. Se você conhecer técnicas de relaxamento, meditação, exercícios respiratórios, etc., pratique-os! Senão, adote atitudes que você sabe que lhe ajudam a relaxar. Esvazie o buffer: Se você não está conseguindo dormir porque está com um problema ou idéias na cabeça, levante-se, saia do quarto e anote um sumário de suas idéias em um papel. E não o traga para o quarto! Ao retornar, procure não pensar mais no assunto, pois você já garantiu que poderá continuar amanhã.




Associe a cama ao sono:



Não assista TV nela (especialmente antes de dormir), não leve o notebook para o quarto, evite até mesmo ler deitado nela. Se você já tem o hábito de ver TV na cama, mas ultimamente tem tido insônia, tente passar uns dias sem ligar a TV no quarto.

Capriche nos equipamentos:



Um quarto confortável é um facilitador do sono. Vire seu colchão regularmente, elimine desníveis e rangidos, tenha lençóis e fronhas confortáveis, troque-os com regularidade suficiente, tenha um despertador que permita dormir sem a preocupação de que irá perder a hora, ajuste a temperatura como necessário para ter conforto térmico. Evite iluminação desnecessária: Uma boa cortina ou blackout é um investimento na qualidade do sono – luz do ambiente externo pode ser um fator importante para atrapalhar o sono. Se você tem aparelhos eletrônicos no quarto, desligue todos. Os leds dos computadores, estabilizadores, impressoras etc. produzem luz suficiente para atrapalhar.

Ruído branco:



Caso os sons externos (trânsito, vizinhos, animais, etc.) estejam atrapalhando seu sono, procure cancelá-los com ruído branco produzido intencionalmente por você. Um ventilador apontado para a parede produz um som constante, por exemplo. Existem CDs de sons da natureza (vento soprando, chuva caindo, etc.) geralmente usados para compor ambientes para meditação, mas que também podem servir muito bem para cancelar o barulho que externo que impede que você pegue no sono.

Não durma durante o dia:



uma sesta ou soneca de até 15 minutos depois do almoço podem fazer maravilhas pela sua produtividade. Se você pode se dar este luxo, faça-o sempre que tiver vontade! Mas não durma por longos períodos durante o dia, isso prejudica o sono noturno e ajuda a aprofundar crises de sono continuadas.




Remédios para dormir: evite soníferos e calmantes, mesmo sob orientação médica – primeiro discuta bem outras alternativas. De modo geral, medicamentos para dormir deveriam ser usados apenas a curto prazo – o uso freqüentemente geralmente acaba se tornando ineficaz após algum tempo. Nunca se automedique, e se você sentir que sua medicação está perdendo o efeito, procure o seu médico – não aumente a dose sozinho.


Ser Solidário, Ser Voluntário, dia 14 de Maio, Bombeiros V Portimão

cartaz_14_de_Maio

sábado, 23 de abril de 2011

Frida e o sentido da dor e da vida


O filme “Frida” que nos conta a biografia da pintora mexicana Frida Kahlo, é mais uma das obras premiadas por Hollywood onde se mostra e exalta o lado mais negro da vida.
Frida, além do seu talento e da sua devassidão, é, desde jovem, ferida pela dor e o sofrimento. Por isso, a maioria dos seus quadros acabam por espelhar essa sua cruz física.
O que mais me choca, além de algumas das suas pinturas, que me fazem lembrar, num certo sentido, as de Hieronymus Bosch, é a visão completamente horizontal do mundo, um mundo sem esperança, onde a dor é vivida de forma agnóstica e sem qualquer sentido, onde só o alcóol e o sexo (e claro, os seus quadros) parecem atenuar, ainda que por breves erráticos instantes, o cenário de pesadelo em que a sua vida se tornou.
Aqueles que defendem o aborto e a eutanásia são os mesmos que defendem uma visão perfeita da vida: o céu tem que existir já nesta vida e tudo o que o possa estragar deve ser fisicamente eliminado.
Por seu turno e de forma um pouco paradoxal, quem defende o valor intrinseco da vida, desde a concepção até à sua morte natural, sabe que a vida é feita de imperfeições físicas e morais ou, como dizia Santa Teresa de Ávila, “é uma má noite, passada numa má pousada” e que a vida só por si, para fazer sentido, exige o bálsamo da solidariedade.
E é precisamente um raio ténue de solidariedade que se vê, na parte final da vida, pela dedicação da irmã e pela “lealdade” do marido, recordando um pouco a intensa experiência da dor vivida também na fase final da vida por C.S. Lewis e a sua esposa norte-americana, vítima de um fulminante cancro dos ossos e também imortalizado quer no seu livro “A grief observed” (Anatomia de uma dor) quer no filme “Shadowlands” , com Antonhy Hopkins e Debra Winger.
É curioso ver “Frida” no culminar da semana santa, uma semana onde o Cristianismo exalta também a dor e o sofrimento mas não da forma como Frida o fez. Na via-sacra ou nas procissões das irmandades espanholas fala-se, vive-se e até procura-se a dor como meio de redenção. “Salvé, Crux, Spes Única”- Salvé ó cruz, única esperança da vida “
É difícil, porém, condenar moralmente a perspectiva de vida de Frida já que todos nós comungamos da mesma natureza de miséria humana de que somos feitos e estamos predestinados, ainda que não necessariamente condenados. Mas, não se pode deixar de lamentar a horizontalidade da sua visão tétrica e sem sentido da realidade, agravada pela perspectiva materialista da vida, alimentada pelo activismo comunista, onde nada mais há, além do que se vê e se sente. Nada mais, para além disso,
Outros artistas há, como Graham Green que comungaram da mesma escravidão redutora mas, ainda assim, tentaram partir e atingir algo mais. Mas, a mensagem da Semana Santa mostra que, apesar dos pesos da vida, é possível ir muito mais além da dor e da escravidão das paixões.

domingo, 17 de abril de 2011

Beatificação de Papa João Paulo II- dia 1 de Maio



Apesar do muito que haveria para escrever sobre a actual crise política e as habituais burlas e logros do partido socialista, optei por escrever, antes, sobre algo mais positivo e edificante: A beatificação do Papa João Paulo II que terá lugar, no próximo dia 1 de Maio, na Praça de S.Pedro, em Roma.
Das ínumeras (e todas elas ricas) facetas que poderia aqui destacar, saliento apenas duas: a sua profunda humanidade, por um lado, e o seu forte carácter reflexivo e introspectivo, por outro.
Quando falo da sua profunda humanidade não me refiro à sua capacidade de se compadecer dos outros que também a tinha. Refiro-me sim à forma como gostava de se misturar e se integrar nas mais profundas entranhas do mundo, convivendo com todos como mais um entre iguais. No tempo em que era professor de ética na Universidade, na Polónia, registam-se as excursões que organizava com os jovens, o canoagem, o montanhismo e o futebol, entre outras práticas desportivas. Nessas excursões, no meio da natureza, ao mesmo tempo que ria e convivia com os jovens, Karol falava-lhes também da sua felicidade e não hesitava em abordar temas sensíveis e polémicos como o amor e a sexualidade.
Conta-se que, no dia em que o Cardeal da Polónia o teria mandado chamar para informar que tinha sido escolhido e iria ser ordenado Bispo, Karol foi apanhado de surpresa, no meio de uma excursão com jovens e, por isso, teve de se deslocar ao Paço Episcopal de sotaina preta e…ténis brancos.
Mais tarde, enquanto Papa manteve essa relação de proximidade com todos, mineiros, desportistas, jovens, idosos e doentes. Assim fez juz a um dos lemas do seu pontificado, o de que o homem deve ser o caminho da Igreja, isto é que a Igreja e a sua mensagem devem estar a par das necessidades e das carências diárias dos homens, ao seu lado e não numa posição de privilégio ou de distância.
Outro episódio que espelha bem esta sua caracteristica é a história de uma jovem norte-americano que, um dia, numa das audiências privadas com o Papa, comentou que também era amante de desporto e, em particular, de ténis, ao que o Papa convidou-o para uma partida de ténis. Uns dias depois, lá foi o jovem ao Vaticano, passou a guarda Suiça e dirigiu-se a um court de ténis onde encontrou o Papa vestido a rigor. No meio de várias partidas de ténis, o Papa falou-lhe de outros horizontes e desafiou-o a equacionar a possibilidade de seguir o sacerdócio e, uns anos mais tarde, este jovem fez-se padre, a partir de umas breves conversas no meio de umas quantas partidas de ténis.
Mas, além desta característica, Karol chamava à atenção pelo seu forte pendor introspectivo. Quando não estava a rir ou a conversar ou a discursar, estava em reflexão ou, se quisermos, em oração. Um pouco como as árvores que para crescerem e darem frutos precisam de raízes fortes e férteis, assim também o Papa alicerçava a sua acção numa forte componente de introspecção e reflexão. O que dizia e o que fazia eram o fruto do que meditava e reflectia.
Também a este propósito, conta-se uma história passada na capela privada do Vaticano. O Papa encontrava-se em oração, ao que foi interrompido pelo seu secretário que o informou ter acontecido algo de muito grave, a nível internacional, e que, por isso, o Papa teria que ir de imediato para o seu gabinete a fim de se inteirar e reagir ao ocorrido. O Papa reagiu, censurando o seu secretário, e respondeu que se era algo de internacional e de muito grave, então mais uma razão para o Papa continuar a rezar, pedindo pela resolução desse problema.
Assim era o Papa João Paulo II, um homem com a cabeça bem metida no céu, mas os pés bem assentes no meio da terra.
Dia 1 de Maio, numa tv perto de si.

Artigo públicado no mensário "Notícias de S.Brás"

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Novo Bispo de Coimbra

Se esta notícia se confirmar, fico bastante contente. Conheço o Pe Rafael Espírito Santo e é um "servo bom e fiel" da Igreja Católica. Alia a sua formação católica a um profundo sentido estóico e esse sentido estóico, por sua vez, é claramente reforçado e enriquecido pela sua formação católica. Além disso, pela sua licenciatura em engenharia tem um forte sentido prático e pragmático.


Tive o prazer de fazer uma viagem com os seus pais precisamente aqui ao Algarve e foi uma viagem que me marcou pelos pormenores de delicadeza e carinho que vi entre eles e deles comigo. É o que dá quando se têm pais assim, saíem filhos Bispos. Se, no próximo fim de semana, esta notícia se confirmar, será óptimo para o distrito e a diocese de Coimbra.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Mudar o regime

Medina Carreira hoje, na SIC, voltou a bater nas mesmas duas teclas que tem vindo, desde há meses a fios a bater: - A necessidade de responsabilização criminal dos dirigentes políticos. - A constatação de que o regime democrático está associado necessariamente ao despesismo estatal e ao aumento significativo do déficit público (A este último propósito, aliás, mostrou um gráfico com os valores do déficit, desde 1840, época do início da monarquia parlamentar, no qual o único período de menor déficit coincidiu com o período da ditadura do Estado Novo). Aqui, já o professor José Ferreira Machado tinha associado o período eleitoral ao aumento da despesa pública. Medina Carreira vai mais longe e diz que é o próprio regime democrático que, em Portugal, está associado ao aumento da dívida pública. A questão é esta: O eleitorado e as clientelas políticas têm de se alimentadas e só o podem ser através do recurso à despesa pública. No meio de tudo isto, só vejo uma pessoa a falar sobre a necessidade de mudar o regime político e essa pessoa é RUI RIO: "Portugal está doente mas é o próprio regime democrático que está doente", disse. "Não conseguiremos seguramente melhorar o regime democrático e melhorar a situação do pais se nós não tivermos um poder politico credível e forte e aquilo que nós temos, realmente, é um poder politico desacreditado e um poder politico fraco", acrescentou Rui Rio. "Quando digo poder político não estou a dizer os políticos ou as pessoas porque se o problema fosse mesmo das pessoas, troca-se as pessoas e tudo fica bem mas as pessoas já se trocaram muitas vezes ao longo de muitos anos, o problema, infelizmente, é muito mais de fundo", realçou. (Fonte: Jornal de Notícias)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Judoca dançante

O professor de Judo do meu filho, Vladimir Oleinic, além de ser um excelente educador e uma das pessoas mais íntegras e correctas que eu conheço, é também um homem multifacetado. Aqui em baixo podemos vê-lo em 2 situações diferentes: A representar Portugal, num campeonato internacional de Judo



E agora, como praticante de dança de salão (aqui a dançar com a senhora loira)

domingo, 10 de abril de 2011

Ministro Sueco das Finanças responsabiliza governo PS pela crise actual

“O Governo português tem uma grande responsabilidade pela situação em que o país se encontra por causa do défice e dívida pública que se mantém elevados durante um longo período de tempo”, afirmou Borg no final de uma reunião dos ministros europeus das Finanças, em Gödölö, Hungria.

“Tem havido sinais de alarme claros, e foi pedido aos portugueses para enfrentar a situação e assumir a responsabilidade numa fase anterior.

Se o tivessem feito no início do Outono, Portugal e a Europa estariam hoje numa situação melhor do que estão hoje"


Fonte: Público


P.S.- Para quem não sabe, o "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. Por outras palavras, alguém de fora, diz que, no final de Setembro, isto é, há 6 meses atrás se poderiam ter adoptado outras medidas (leia-se, no Orçamento de Estado para 2011)

sábado, 9 de abril de 2011

Motivação, rentabilidade e felicidade

Emilio Duró é um dos mais brilhantes especialistas em matéria de formação para a motivação de recursos humanos.

Quer na macroeconomia, quer na economia das empresas habitualmente esquece-se a importância da motivação e do empreendedorismo quer dos gestores, quer dos funcionários.


Eis uma das suas palestras, neste caso no âmbito de uma workshop do Banco Santander, com grande interesse e tocando em muitos calcanhares de Aquiles de todos nós.





Sobre o poder da manipulação e da burrice dos eleitores portugueses


Na campanha eleitorial para as últimas eleições legislativas, tive a honra de participar no blogue colectivo de apoio ao PSD de Manuela Ferreira Leite, “Jamais”.


Nessa ocasião, tive oportunidade de esgrimir argumentos com um dos membros mais activos do blogue oposto, de apoio ao PS de José Sócrates, o “Simplex”, o professor de economia da Universidade Católica do Porto, Carlos Santos.


Pouco tempo após as eleições, o prof. Carlos Santos, veio a público denunciar que o blogue “Simplex”, em vez de ser um blogue espontâneo e autêntico de apoio a Sócrates, era, na realidade, uma mão da máquina da campanha eleitoral socialista, inclusive, apoiada por profissionais pagos. Está tudo aqui neste artigo do Público, como poderão ver.


Como consequência, o seu nome foi excluído e postumamente expulso do “Simplex” a favor do qual o prof. Carlos Santos dedicou tantas horas e noites de trabalho. Carlos Santos viu onde andou e tem andado a denunciar o polvo tentatacular e maquiavélico em que se tornou a máquina socialista.


Na sua página do Facebook, hoje mesmo, Carlos Santos, escreve o seguinte:



O homem que anda a jurar que ajuda externa resulta do chumbo do PEC IV vai sendo desmentido. O PEC IV foi apresentado em Bruxelas como contrapartida para a ajuda financeira de 80 mil milhões de Euros que agora Sócrates quer imputar à oposição. Importa denunciar este mentiroso compulsivo, e dar ao PS uma cura de anos longe do poder. Tantos quantos demorarmos (e serão muitos) a recuperar da sua incompetência governativa”



É importante que esta situação seja denunciada, em face da desinformação e propaganda demolidora da máquina socialista: O PEC IV era já o início do pedido de ajuda económica ao FEE e ao FMI !


Esta situação foi mesmo denunciada por jornalistas de economia como José Gomes Ferreira, da SIC, que comparando as condições de acesso ao fundo de apoio do FEE com as condições do PEC IV verificou que, em muitos pontos, eram coincidentes. Por outras palavras, o PEC IV era já uma forma encapotada de pedido de apoio ao Fundo da União Europeia e ao FMI


A questão, nestas eleições, é muito simples:


A MAIORIA DO ELEITORADO PORTUGUES VAI NOVAMENTE DEIXAR-SE ENGANAR PELAS MENTIRAS E PROPAGANDA DO PS, TAL COMO ACONTECEU EM 2007 ?



OU VAI ABRIR OS OLHOS E PENALIZAR QUEM TUDO FAZ, SEM QUAISQUER ESCRÚPULOS E A TODO O CUSTO, PARA SE PERPETUAR NO PODER ?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mais sobre o Beato de Santa Maria (vulgo Nuno Álvares Pereira)


Blogue com textos sobre a biografia e com comentários sobre a vida e obra do Beato de Santa Maria (vulgo D. Nuno Álvares Pereira) , aqui